Desenvolvimento de um Experimento Domótico Educacional Utilizando a Arquitetura Codesign
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Resumo
A domótica e a internet das coisas estão se tornado cada vez mais populares na sociedade atual. Utilizar estas tecnologias como recurso didático podem atrair e motivar alunos para o estudo de vários conteúdos. O objetivo deste trabalho é desenvolver um experimento de domótica para o projeto LARA (Laboratório remoto em Ambiente Virtual de Aprendizagem), que explora o uso da robótica remota na aprendizagem de programação afim de torná-la mais lúdica. Entretanto, criar sistemas robóticos exige um comportamento homogêneo entre o hardware e software, desta forma adotar uma metodologia que permita o desenvolvimento concorrente entre estes é fundamental. Assim, no experimento de domótica do LARA utilizou-se a metodologia Codesign que possibilita a
criação desses sistemas, explorando os conflitos existentes entre seus componentes. Esta metodologia proporcionou o aumento da produtividade pois permitiu
análise e resolução de requisitos conflitantes antes da etapa de implementação.
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Referências
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