Morfologia Fuzzy

Título
Morfologia Fuzzy

Coordenador
Roque Mendes Prado Trindade

Resumo

Morfologia matemática é uma coleção de operações que produz resultados úteis na área de processamento de imagem. É completamente baseado em teoria dos conjuntos e por esta razão todas as operações morfológicas são definidos sobre as regras de funcionamento simples de conjunto aplicadas em pixels da imagem. Pelo fato da morfologia matemática ser originalmente definida em imagens binárias, a maioria das teorias para o alargamento da morfologia matemática tentou ampliar esse fato à escala de cinza e imagens coloridas.

As suas origens são os estudos de mídias porosas em meados de 1970, pelo grupo de pesquisadores franceses liderados por Georges Matheron e Jean Serra, da École Superieure de Mines de Paris. Eles introduziram um formalismo relacionado a teoria de conjuntos com a análise de imagens binárias. A partir dos anos oitenta, a Morfologia Matemática começou a se difundir pelos Estados Unidos e hoje é um campo vasto de pesquisa.

O principio básico da Morfologia consiste em extrair de uma imagem a sua geometria e topologia através
da utilização de uma outra imagem completamente definida, chamado de elemento estruturante. Os bons resultados acontecem neste processo de acordo com a escolha adequada deste elemento. Diferentemente das imagens binárias, quando usamos imagens em tons de cinza não podemos aplicar a logica Booleana. E com isso utilizamos a logica fuzzy. A cada nivel de cinza é associado com um valor entre zero e um. Com isso podemos definir uma função fuzzy, compondo esta com uma imagem acontece a fuzificação. Podemos usar a lógica fuzzy para construir os operadores morfológicos.